O projeto
Uma habitação de temporada, em La Pedrera, um balneário da costa Atlântica a 220 km de Montevidéu, no distrito de Rocha. Uma residência econômica, fácil, concreta.
Esta obra foi feita com uma equipe de trabalhadores à distância, e por isso sistematizar a construção, facilitar a montagem, resolver detalhes simples, foram preocupações importantes na hora de encarar este projeto. É a partir disso, que se decide pelo uso do bloco de concreto como “único” material, incorporando os diferentes tamanhos e formas.
O terreno
Um terreno de 12x36m, em um bosque de jovens eucaliptos, dentro do balneário. Um terreno plano, a poucas quadras do mar.
O programa
Dois dormitórios, banheiro e cozinha, um espaço interior (sala de jantar-estar), um espaço exterior (deck e churrasqueira). Uma sequência de faixas de programa. Espaços simples definidos programática e geometricamente. Interiores 64m2 e Exteriores 32m2.
A peça define um contorno, uma fronteira de blocos, cheios e vazios, que incorporam em seu perímetro o espaço exterior.Desta forma a habitação é conformada como uma peça única, abstrata, que contem o programa em seu interior.
No exterior, conecta-se, porém, não se sobrepõem. Somente uma parede baixa define a entrada de veículos e pessoas, que aproveita a sombra dos altos e delgados eucaliptos.